Entrevista a Ricardo Santos

Bem, esta entrevista já vos tinha sido prometida à "n" tempo,mas só agora tive possibilidades de a concluir. Quando pensei em criar a entrevista vi que ele era a pessoa indicada para ela, é jovem e... tem excelentes fotografias, a meu ver. Vejam .


Como começaste a fazer fotografia? Desde quando? O teu interesse pela fotografia foi sempre o mesmo? 
Começou de forma inesperada. No liceu tinha amigos que andavam com máquina fotográfica e muitas das vezes eu brincava com ela. O gosto foi aparecendo aos poucos até que comecei a interessar-me a sério.

Self Portrait  



Já vi que tens um pequeno self portrait, gostas de ser fotografado? Ou és de acordo com o ditado “em casa de ferreiro espeto de pau”?
Prefiro estar atrás da câmara, mas quando comecei a fotografar, usava-me a mim para conseguir criar as imagens que tinha na cabeça. 




A partir de que idade tiveste o teu primeiro contacto com a fotografia?
Em 2008 foi quando comprei a minha primeira máquina reflex. Foi a partir dai que comecei a fotografar de forma regular e a querer aprender mais todos os dias. O gosto pela moda também ajudou de certa forma a investir na fotografia.





Em que momento decidiste que a Fotografia era uma das coisas que querias fazer? 
O gosto pela fotografia tem vindo a aumentar gradualmente e hoje, sem dúvida, é um dos meus objectivos profissionais a atingir.



Obviamente deve haver pessoas que mais gostas de fotografar. Descreve-nos essas pessoas. Diz-nos os Pré-requisitos que impões.  
Não imponho pré-requisitos. Cada pessoa tem características próprias que as tornam diferentes. Acho que o trabalho do fotógrafo é fazer realçar essas características e captar o melhor de cada pessoa.



Qual foi o trabalho que te deu mais “gozo” fazer? 
Todos eles me dão gozo de formas diferentes. Mas o último, da santa, foi um dos que mais gostei.


Alguma vez estiveste numa situação embaraçosa enquanto fotógrafo?
Ainda não.




Qual é a celebridade ou pessoa que te daria mais gosto fotografar?
Daphne Groeneveld, Ash steymest, Silvester Ulv.




Fotografia analógica ou digital? Qual é a tua eleição?
Embora goste bastante da textura analógica, o digital é a eleição.




Qual é a importância das redes sociais para o trabalho de um fotógrafo?
Acho que a divulgação dos nossos trabalhos nunca é demais. Hoje em dia, as redes sociais são quase indispensáveis para o reconhecimento de qualquer profissional, principalmente no mundo das artes.



Dás muita importância à edição das fotos? O fotógrafo deve delegar a etapa de edição para outro profissional?
Quanto melhor for a produção, menos edição será necessária. No entanto a pós-produção é essencial ao resultado que queremos. Se o fotógrafo for capaz de assumir o cargo da pós produção, não vejo motivo para não o fazer.






Procuras a fotografia ou ela é que te encontra? Planeias as fotografias?
Acho que é mais ela a encontrar-me. As minhas ideias costumam vir-me à cabeça espontaneamente. Mas quando a ideia surge exploro-a ao máximo e ultimamente tenho planeado de certa forma as sessões.



Também tens um blog? Mostras-nos o link e fala-nos sobre ele.
Sim, à pouco tempo criei o blog YOUTH TEETH, onde tenho publicado algumas coisas acerca de mim e daquilo que faço no dia-a-dia. É essencialmente um blog pessoal onde a moda e as artes são o tema principal.


Vejam mais trabalhos aqui-  Facebook Page

8 comentários:

  1. gostei imenso e adorei as fotografias <3 tem muito potencial, sem duvida

    ResponderEliminar
  2. Minha reação ao teu comentário: *o* adhwislncnafakgkagpAORLkkjfjspwzmapelhdaks *o*o*
    AHAH
    Foste muito querido! E, sim, garanto-te uma coisa. Deste-me muito sem nunca te ter pedido nada. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao teu post, adorei. Gostei imenso das fotografias, e até já conhecia as da santa que já me tinhas mostrado! Muito bom!
    Parabéns pelo trabalho ;)

    ResponderEliminar
  4. Adorei as fotos, fantásticas :)

    http://trapeziovermelho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Simplesmente adorei o post! Depois de escrever isto vou espreitar a página do fb, fiquei mesmo colado!
    E tenho a dizer-te que uma das coisas que me dá vontade de vir ao teu blog mais vezes é a musica de fundo... adoro este tipo de musica ambiente. Muito fixe :)

    ResponderEliminar
  6. Amazing!! the shot of the boy next to the standing women, on the ground with the mouse ears is brilliant!

    xxx

    ResponderEliminar